Abelhas amam Cannabis e isso pode ajudar a salvar a espécie

Uma pesquisa feita pela Universidade de Cornell, em Nova York, mostrou que abelhas são altamente atraídas por pés de Cannabis. 

 

O estudo foi publicado no jornal Environmental Entomology . De acordo com os pesquisadores, quanto maior a plantação de cânhamo ou Cannabis, maior a chance de se atrair enxames. O tempo e o tamanho das plantas se mostraram fatores importantes, uma vez que as plantas maiores atraem até 17 vezes mais abelhas do que as menores e quanto mais o tempo passa, mais abelhas ficam interessadas e se aproximam da plantação.

 

O estudo mostrou que as flores da Cannabis, com suas múltiplas reservas de pólen, tornam a planta um prato cheio para as abelhas. Esse encontro lucrativo para ambas pode ser o futuro caminho para ajudar as abelhas com seu controle populacional ajudando também no equilíbrio do meio ambiente. 

 

A descoberta pode parecer estranha, considerando que a maconha não produz o néctar doce e açucarado que outras flores usam para atrair insetos, nem possui flores com cores abundantes e chamativas. Mesmo assim, por razões desconhecidas, o pólen da Cannabis continua sendo muito atrativo para até 16 espécies de abelhas, que procuram as plantas machos e ignoram as fêmeas (usadas por humanos para efeitos relaxantes), por quase não produzirem flores.   

 

O mais atraente desta pesquisa é o impacto que ela pode ter em populações de abelhas que estão na luta contra a extinção. As abelhas são os maiores agentes polinizadores do mundo, e só nos Estados Unidos representam 20 bilhões de dólares da produção agrícola nacional. 

 

E facil deixar a imaginação fluir e pensar em mel enriquecido com THC, mas  os pesquisadores deixaram claro que isso nao vai acontecer . Os autores do estudo também declararam que a combinação “provavelmente não terá impacto no desenvolvimento das abelhas devido à perda de receptores canabinóides em insetos”. 

 

As descobertas reforçam um estudo publicado no ano passado na Universidade Estadual do Colorado, que chegou na mesma conclusão. Sendo assim, podemos aumentar a lista de benefícios da Cannabis não só para os seres humanos, mas também para as abelhas e seu papel no meio ambiente. 

 

Fonte: 

https://educateinspirechange.org/nature/bees-absolutely-love-cannabis-it-could-help-restore-their-populations/?fbclid=IwAR04nZy1t3nCQ4gx2_SpzgjjitntoakwXpyqExrYi70dMXFHfhajinjRUhw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *